Bolsonaro deixa cair site do CNPq
Foto: Marcelo Gondim e Carlos Cruz/CNPq
Políticos de oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro e figuras públicas criticaram nesta 3ª feira (27.jul.2021), por meio do Twitter, as falhas no servidor da plataforma do do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), que está fora do ar desde o último sábado (24.jul.2021). O acesso a currículos e publicações científicas feitas na plataforma Lattes, que é uma espécie de rede social para o trabalho de pesquisadores, está comprometido. Não é possível ver o conteúdo. O CNPq não informou ainda o motivo que levou à queda do sistema. Disse apenas que está trabalhando junto ao MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações) para resolver o problema. “A prioridade é restaurar o acesso aos currículos na Plataforma Lattes o mais rápido possível“, informou a entidade em publicação nas redes sociais.
Gil do Vigor se posiciona em relação ao apagão no servidor do CNPq
O órgão afirmou que possui backup e o sistema deve, em breve, ser restabelecido (crédito: Divulgação/ Instagram)
De acordo com Gil do Vigor, ex-participante da 21º edição do reality show Big Brother Brasil, e doutorando em economia, o apagão no servidor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) reflete falhas inadmissíveis da gestão brasileira, dos governantes e seus envolvidos.
Ele começa sua manifestação de indignação dizendo que a ciência brasileira tem mais um capítulo infeliz . O economista ressalta que o trabalho de diversos professores, alunos e pesquisadores, infelizmente pode ter sido perdido, pois não havia um backup mínimo no servidor da plataforma Lattes.
Nas redes sociais, os cientistas estão usando o termo apagão do CNPq para se manifestar sobre a situação e contar como o trabalho deles é prejudicado por essa indisponibilidade.
O neurocientista Stevens Rehen, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por exemplo, disse no Twitter que a situação representa uma metáfora cruel para o que vive toda a comunidade científica brasileira diante de um governo que não acredita em ciência .
Em nota enviada à BBC News Brasil, o CNPq informou que já identificou a causa do problema e que está tomando as providências para resolver a pane.
Hoje o descaso com a ciência brasileira tem mais um capítulo infeliz! O recente apagão no servidor do CNPq reflete falhas inadmissíveis da gestão brasileira, dos governantes e seus envolvidos , declarou o economista. Infelizmente, pode ter sido perdido o trabalho de professores, alunos e pesquisadores, pois, não havia sequer um backup mínimo no servidor da plataforma Lattes , continuou Gil do Vigor.
O pernambucano fez questão de defender o aumento das verbas para a pesquisa científica durante sua participação no BBB21 e, nesta terça-feira, apontou as consequências que podem vir após a falha no sistema. É grave. É retrocesso. Estamos falando do trabalho árduo de milhares de brasileiros. Ciência brasileira salva vidas, mas parece que nosso governo atual não tem interesse por vidas e nem conhecimento , opinou.
O que diz o CNPq sobre apagão que deixou cientistas sem acesso ao currículo Lattes? Veja por que situação preocupa uol.com.br - get the latest breaking news, showbiz & celebrity photos, sport news & rumours, viral videos and top stories from uol.com.br Daily Mail and Mail on Sunday newspapers.