5 pontos para entender o Partido Comunista da China em seu 100º aniversário
PorGazeta do Povo
Carregando.
Edifícios são iluminados durante show de luzes na comemoração dos cem anos da fundação do Partido Comunista Chinês, em Xangai, 30 de junho| Foto: EFE/EPA/ALEX PLAVEVSKI
Ouça este conteúdo
O Partido Comunista da China (PCCh) celebra na quinta-feira (1º de julho) o centésimo aniversário de sua fundação. As comemorações tiveram início na segunda-feira, com um grande show artístico no Estádio Nacional de Pequim, conhecido como Ninho do Pássaro, com a participação dos líderes do partido, incluindo o presidente Xi Jinping, que também é secretário-geral do PCCh.
Aos 100 anos, Partido Comunista da China mantém mulheres fora da cúpula
Carregando.
Em sentido horário, Xi Jinping, Li Keqiang, Li Zhanshu, Wang Yang, Wang Huning, Zhao Leji e
Han Zheng, integrantes do Comitê Permanente do Politburo do Partido Comunista da China.| Foto: Reprodução/Xinhua.net
Ouça este conteúdo
Nesta quinta-feira (1º de julho), o Partido Comunista da China (PCC) comemora 100 anos. É uma marca impressionante, especialmente quando comparada à história dos partidos no Brasil e outros países ocidentais, que nascem e morrem de acordo com os oportunismos de seus líderes. Às vésperas do centenário do PCC – uma organização partidária com mais de 92 milhões de filiados –, as reportagens e análises sobre o grande feito são fartas na mídia ocidental, mas poucas destacam a ausência de mulheres no alto comando do partido.