Estado de SP vai pedir ao governo federal transferência da gestão da Cinemateca bemparana.com.br - get the latest breaking news, showbiz & celebrity photos, sport news & rumours, viral videos and top stories from bemparana.com.br Daily Mail and Mail on Sunday newspapers.
Incêndio atinge galpão da Cinemateca; prédio abriga o acervo fotográfico 29/07/21 às 19:53 João Ker - Estadão Conteúdo
Um incêndio atingiu na tarde desta quinta-feira, 29, o galpão da Cinemateca Brasileira, no bairro Vila Leopoldina, na zona oeste de São Paulo. O prédio abriga o acervo fotográfico da instituição, conforme o próprio site da instituição, responsável pela preservação do maior acervo audiovisual da América Latina. O Corpo de Bombeiros recebeu a ocorrência às 18h04 e, segundo o órgão, 11 viaturas estão trabalhando no local. Não há registro de vítimas e a causa do fogo ainda é desconhecida.
Entidade mais importante para a manutenção da memória do audiovisual brasileiro, a Cinemateca é responsável pela preservação de cerca de 245 mil rolos de filmes e 30 mil títulos, entre obras de ficção, documentários, cinejornais, filmes publicitários e registros familiares. A entidade é conhecida por abrigar o maior acervo de imagens em movimento da América Latina.
O controle de temperatura e umidade é essencial para a manutenção do acervo. Parte dele é em nitrato de celulose, material altamente inflamável e que pode sofrer autocombustão em caso de armazenagem em condições não ideais.
É uma omissão criminosa , diz cineasta sobre incêndio na Cinemateca Brasileira
Em entrevista ao Jornal da Cultura, Francisco Martins citou alertas feitos ao governo sobre riscos à conservação do acervo; unidade da instituição arde em chamas desde o fim da tarde desta quinta (29) Da Redação
Reprodução/Twitter: @ErikaKHilton
Para especialistas, o incêndio que destrói desde a tarde desta quinta (29) uma unidade da Cinemateca Brasileira era uma tragédia anunciada. O fogo atingiu um galpão da instituição, que é o maior centro audiovisual da América do Sul, no bairro Vila Leopoldina, capital paulista.
Uma manutenção no sistema de ar condicionado seria a causa do incêndio que atingiu o galpão da Cinemateca Brasileira na Zona Oeste de São Paulo, nesta quinta-feira. A notícia foi dada pela capitã Karina, do Corpo de Bombeiros. A contratação do serviço, contou ela, foi feita pelo Governo Federal, responsável pela Cinemateca.
Houve um princípio de incêndio, que a brigada local tentou controlar, mas não conseguiu por conta do material altamente inflamável que as salas abrigam. A brigada, então, acionou o Corpo de Bombeiros. Por volta das 20h, o fogo tinha sido parcialmente controlado.