Inteligência no TJRN
Rosalie Arruda
rosaliearruda@uol.com.br
O Tribunal de Justiça do RN criou o Centro de Inteligência do Poder Judiciário, após constatar a necessidade de implementação de um sistema de monitoramento dos processos desde a sua origem, “de modo a despertar a atenção para demandas repetitivas e fraudes processuais”.
No começo deste ano, foi revelado um provável esquema de litigância e demandas fabricadas no âmbito dos Juizados Especiais, transformando-o em verdadeiro “cassino gratuito”. A Nota Técnica elaborada à época pelo juiz Paulo Marques, aprovada por oito magistrados e magistradas, gerou grande insatisfação com a seccional da OAB-RN.
Sou todo ouvidos!!!
Rosalie Arruda
rosaliearruda@uol.com.br
O ex-senador Garibaldi Filho (MDB), procurado pela coluna para falar se há de fato algum encontro marcado com Lula, revelou que não recebeu nenhum comunicado diretamente do ex-presidente, mas não descartou a possibilidade.
“Mas, se o ex-presidente Fernando Henrique foi ao seu encontro, quem sou eu para me recusar a conversar com o ex-presidente Lula”, revelou Garibaldi com seu conhecido senso de humor.
RN entra no mercado.
O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) vai lançar curso inédito para especialização de trabalhadores na conversão de carros elétricos no país, em parceria com a Alemanha.
Ganhando tempo
Rosalie Arruda
rosaliearruda@gmail.com
Não será surpresa alguma se a CPI da Covid no Rio Grande do Norte for deixada para mais adiante , mesmo com o pedido do deputado Kelp Lima (SSD), feito à justiça potiguar, para instalar a comissão “na marra”, a exemplo da CPI do Senado.
O fato novo poderá ser um recurso do líder do governo, Francisco do PT, que deixaria o início dos trabalhos para depois do recesso legislativo.
Saneamento
A Caern vai retomar as obras para complementação do Sistema de Esgotamento Sanitário nas regiões de San Vale, Capim Macio e Neópolis, em Natal. A companhia pretende investir recursos da ordem de R$33 milhões.
Precatório é sinônimo .
Rosalie Arruda
rosaliearruda@gmail.com
Se você é um dos 1.887 beneficiários a receber pagamento de precatórios pelo Tribunal de Justiça no mês de junho, e ainda não recebeu, não se exaspere. Você vai receber!!! Mesmo intitulado como pagamento “super preferencial” – por motivo de doença grave, invalidez e idade avançada - a movimentação é morosa. E não é por falta do dinheiro, o setor está com R$ 140 milhões disponíveis, mas de funcionários no Banco do Brasil para abarcar a abertura individualizada das novas contas.
.de paciência
Calazar gera indenização
Rosalie Arruda
rosaliearruda@gmail.com
Tem norteriograndense deixando de receber indenização monetária para si, ou parentes, que foram vítimas do Calazar no Rio Grande do Norte. O chamado partiu do presidente da Fundação Nacional de Saúde - FNS, Giovanni Gomes da Silva, convocando as vítimas da doença a se apresentarem em juízo para receber o que lhes é de direito. Para contextualizar, segundo a Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público Federal, até setembro de 1999, “174 casos foram notificados de calazar humano, com 10 mortes”.
Agora, o juiz Magnus Delgado, da 1° Vara da Justiça Federal no RN, determinou o pagamento de indenização a ser apurada em liquidação por artigos.