Sesau diz que nenhum campo-grandense procurou unidades para reclamar sobre dose vencida da AstraZeneca uol.com.br - get the latest breaking news, showbiz & celebrity photos, sport news & rumours, viral videos and top stories from uol.com.br Daily Mail and Mail on Sunday newspapers.
17:48 | 03/07/2021 Ainda é cedo para afirmar que o público foi vacinado com doses vencidas. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Nessa sexta-feira, 2 de julho, o jornal
Folha de S. Paulo publicou reportagem na qual indica que cerca de 26 mil doses da AstraZeneca fora da validade teriam sido aplicadas em 1.532 municípios do Brasil - 710 delas no Ceará. O jornal chegou à conclusão após cruzamento e análise de dados do DataSUS, base de registros de dados do Ministério da Saúde (MS), e do sistema Sala de Apoio à Gestão Estratégica, também do governo federal.
No entanto, após publicação da matéria, diversas prefeituras lançaram nota negando a aplicação de doses vencidas. Em Fortaleza, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) afirmou que pode ter ocorrido inconsistência no sistema ou erro de digitação . De acordo com a pasta, a partir do recebimento da vacina em Fortaleza, a Rede de Frio Municipal não armazena as doses por longo perí
No documento, o gabinete pede que sejam informadas as datas das remessas dos lotes aos estados e de validade das vacinas. Questiona ainda se foram enviadas com tempo suficiente para serem distribuídas e aplicadas pelos municípios. Em caso de ter havido aplicação de vacinas após o prazo de validade, o Giac quer saber quais providências serão tomadas pelo Ministério da Saúde junto aos órgãos estaduais e municipais incumbidos da execução do programa.
O ofício é endereçado ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, com cópia à Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), setor responsável pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.
Uma reportagem especial da Folha de São Paulo, divulgada nesta sexta-feira (2), mostra que pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país.
Segundo a reportagem, que detalha município e locais de aplicação das possíveis doses vencidas, seis municípios do Amapá receberam doses fora da validade. O lote seria o 4120Z005, com vencimento marcado para 12 de abril. Deste lote, 29 doses vencidas foram distribuídas aos municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Vitória do Jari, Porto Grande e Tartarugalzinho.
A reportagem, feita a partir de dados cruzados do DataSUS (sistema de informações do Ministério da Saúde) e do sistema Sage (Sala de Apoio à Gestão Estratégica), do Governo Federal, detecta onde essas doses foram aplicadas.
Dados públicos indicam mais de 4 mil doses de vacina fora de validade aplicadas no PR
Levantamento da Folha de S. Paulo põe em xeque eficácia da imunização contra a Covid-19 em 59 municípios paranaenses
Luis Fernando Wiltemburg - Grupo Folha
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Pelo menos 59 cidades paranaenses teriam aplicado doses vencidas da vacina AstraZeneca, contra a Covid-19, segundo levantamento divulgado com exclusividade pela Folha de S. Paulo nesta sexta-feira (2). De acordo com a reportagem, Maringá foi o município com maior número de vacinas fora do prazo de validade no Brasil, chegando a 3.536 doses aplicadas. A Prefeitura de Maringá nega o ocorrido e diz que há desencontro entre o envio e o recebimento do registro de vacinas aplicadas no município.