Grupos como "Estado Islâmico" e Al Qaeda estão interligados no Oriente Médio. Após talibãs mostrarem que é possível vencer os EUA, talvez eles passem a valorizar mais as alianças, em vez de cultivar velhas rivalidades.
Apesar do tom moderado das primeiras declarações, já há sinais de que o grupo retomará a linha dura islamista no Afeganistão. À DW, ativista que passou parte da infância sob o regime talibã diz temer por seu povo.
Combatentes do Talibã afirmam que tomaram palácio presidencial em Cabul. Ashraf Ghani teria fugido para o Tajiquistão. Extremistas islâmicos executaram brutalmente um ex-presidente do país em 1996
Após vácuo criado por retirada de forças estrangeiras, comunidade internacional deve proteger do Talibã avanços em democracia e direitos humanos das últimas décadas e evitar tragédia ainda maior, opina Masood Saifullah.
Rebeldes tomam sua segunda capital regional e matam porta-voz do governo. Avanço coincide com retirada de tropas de paz lideradas pelos EUA. Enviada da ONU alerta para fase "mais mortífera e mais destrutiva" da guerra.