INFECÇÕES SILENCIOSAS
Hepatites virais atingem quase 15 mil pessoas em MT As hepatites virais atingiram 14.938 pessoas entre os anos de 1999 e 2020, em Mato Grosso Da Reportagem
Grave problema de saúde pública, as hepatites virais atingiram 14.938 pessoas entre os anos de 1999 e 2020, em Mato Grosso. Já entre 2000 e 2019, essas infecções silenciosas que afetam o fígado, órgão vital para o funcionamento do corpo, resultaram em 800 óbitos no Estado. Em todo o país, foram 689.933 mil casos confirmados nos últimos 21 anos e 78.642 mortes.
Para alertar, durante todo o mês de julho é realizada a campanha, que tem seu ápice nesta quarta-feira (28) com a celebração do “Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais”, data destinada à intensificação dos processos de informação e conscientização que objetivam reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das inflamações no fígado classificadas pelas letras A, B, C, D e E.
Foto: Pexels/Pixabay
Pacientes baianos com HIV/Aids, meningite e anemia falciforme estão com seus respectivos tratamentos ameaçados e alguns já prejudicados por falta de estoque de alguns medicamentos no estado.
São pelo menos 18 fármacos do Componente Estratégico - ou Componente Especializado da Assistência Farmacêutica - em falta ou em iminência de falta, segundo dados da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab).
No início do ano a situação era mais grave. Na época, eram 40 fármacos com descontinuidade de entrega por parte da União (leia mais aqui). Segundo a Sesab, “vários foram regularizados, mas ainda existem medicamentos com pendência de entrega”.
Universidade de SC celebra cooperação com Organização Pan-Americana da Saúde globo.com - get the latest breaking news, showbiz & celebrity photos, sport news & rumours, viral videos and top stories from globo.com Daily Mail and Mail on Sunday newspapers.