Crianças com microcefalia por zika regridem na pandemia: Estão desaprendendo a falar e a comer
No nordeste do Brasil, epicentro do surto de Zika que assustou o mundo em 2015, mães e cuidadoras relatam um retrocesso visível no desenvolvimento de suas crianças
Ligia Guimaraes - Da BBC News Brasil em São Paulo
postado em 29/06/2021 19:33
BBC
Para as crianças que nasceram com a síndrome congênita da Zika, é a segunda vez que um vírus global muda radicalmente o curso de suas vidas. Isoladas em casa, tentando sobreviver à pandemia do coronavírus que já matou mais de 500 mil pessoas no Brasil, a nova rotina tem sido particularmente difícil para elas.
Ele chegou a me dizer vovó, chama a polícia para pegar o coronavírus, que eu quero ir para a minha escolinha , diz.
De lá para cá, a situação só piorou. Hoje trancado em casa há mais de um ano para se proteger contra o vírus, Alessandra testemunhou as condições psicológicas e físicas do neto deteriorarem-se a cada dia. Erik atualmente tem muitas crises nervosas e convulsões, e passou a gaguejar sempre que tenta se comunicar.
Alessandra diz que foram muitas as noites em que ela passou em claro com o neto, que não dormia, agitado. Houve uns dez dias seguidos em que ele passava a noite acordado com a beira do olho toda roxa. Ele passou a ter esse problema de sono durante a pandemia, e a médica aumentou a dose da medicação dele.
Primeiro serviço de aborto legal via telemedicina do país já ajudou 15 mulheres a interromper a gravidez com segurança Entenda como funciona globo.com - get the latest breaking news, showbiz & celebrity photos, sport news & rumours, viral videos and top stories from globo.com Daily Mail and Mail on Sunday newspapers.