O que está acontecendo em Cuba: entenda os protestos na ilha
Mobilização nesse domingo foi considerada a maior em quase 30 anos. Governo culpa embargos econômicos por crise
12 de julho de 2021 21:23 | Atualizado em 12 de julho de 2021 21:24
Por
Estadao Conteudo
Movimento reverberou no mundo: nesta segunda, 12, cubanos protestaram em Vigo, na Espanha (foto)
Cuba registrou, nesse domingo, 11, protestos de rua em várias cidades, no que vem sendo considerada a maior demonstração de insatisfação ao regime comunista, em território cubano, desde 1994. As manifestações ocorrem em meio a um cenário de crise econômica e sanitária no país, agravada pela pandemia do novo coronavírus. Segundo o governo revolucionário, liderado pelo presidente Miguel Díaz-Canel, a crise no país é provocada pelos embargos econômicos dos Estados Unidos à ilha.
Cubanos vão às ruas em protestos
Publicação: 2021-07-13 00:00:00
Cuba registra, desde domingo, protestos de rua em várias cidades, no que vem sendo considerada a maior demonstração de insatisfação ao regime comunista, em território cubano, desde 1994. As manifestações ocorrem em meio a um cenário de crise econômica e sanitária no país, agravada pela pandemia do novo coronavírus. Segundo o governo revolucionário, liderado pelo presidente Miguel Díaz-Canel, a crise no país é provocada pelos embargos econômicos dos Estados Unidos à ilha.
Créditos: Divulgação
Manifestações eclodiram em meio a uma grave crise econômica e de saúde em Cuba
Maleconazo: manifestantes protestam em Havana contra o governo | Foto: YAMIL LAGE / AFP
Milhares de cubanos marcharam neste domingo, 11, pelas ruas da pequena cidade de San Antonio de los Baños, a 33 km da capital, Havana, no primeiro protesto contra o governo desde a manifestação de 1994 em Havana, que ficou conhecida como maleconazo .
A marcha pacífica, que ocorreu em meio a uma grave crise econômica e sanitária no país, foi interceptada pelas forças de segurança e partidários do governo, o que levou a violentos confrontos e prisões.
Além de San Antonio de los Baños, um pequeno município rural de 50 mil habitantes, também foram registrados pequenos protestos nos municípios de Güira de Melena e Alquízar - todos na Província de Artemisa -, Palma Soriano, em Santiago de Cuba, e em alguns bairros de Havana.