Review Santurio Nacional De So Jos De Anchieta Anchieta Es Brazil In espirito-santo, brazil

Only 50% People Answered Yes For the Poll

like Rating

1 Votes

dislike rating

1 Votes


Santurio Nacional De So Jos De Anchieta Anchieta Es B


Praça do Santuário, 240 - Morro da Penha


Anchieta,Others


Espirito-santo,Brazil -


5528999394243


[email protected]

Detailed description is Santuário Nacional de São José de Anchieta.
.
Apóstolo e Padroeiro do Brasil Administrado pela Província dos Jesuítas BRA..
.
Localiza-se em uma encosta do morro do Rio Benevente, na antiga aldeia de Reritiba, núcleo histórico da atual cidade de Anchieta, litoral sul do Espírito Santo, a 80 km da capital, Vitória..
.
O Santuário é um grande centro evangelizador, confiado ao zelo apostólico da Companhia de Jesus (Jesuítas), responsáveis pela pastoral e pela administração, no atendimento aos peregrinos que chegam de todas as partes do País e do exterior..
.
A igreja original, construída em 1579, foi erigida pelo Padre José de Anchieta, na localidade chamada, originalmente de Reritiba; próxima ao rio Benavente e, em 1887, foi elevada a categoria de cidade.
Em 1921, a cidade foi rebatizada com o nome de Anchieta.
É uma construção feita em pedra e cal, de fachada simples, a qual é a única restante do conjunto original, mesmo assim, já alterada nas janelas.
O frontão toma toda a parte superior da fachada, enquanto o coro possui uma pequena janela de formato circular.
A igreja situa-se entre a sineira (na verdade uma torre quadrangular, com quatro sineiros), e a residência (colégio).
Esta última sofreu mudanças nas suas divisões internas durante o século XIX.
O colégio só guarda de primitivo a fachada, modificada também por janelas modernas.
Seus compartimentos foram modificados, com o decorrer do tempo, para a ocupação de orgãos administrativos (Câmara Municipal; Tribunal de Justiça).
Destaque para a cela do Padre José de Anchieta, única parte do imóvel considerada original, remanescente do século XVI.
A igreja possui apenas um corpo puxado para a sacristia, tendo seus altares originais sido substituídos e, apenas, restando as imagens neles originalmente contidas.
Em relação à sua alfaia, temos uma custódia de prata, do séc.
XVII; um crucifixo de madeira, de época indeterminada, e uma cadeira de braços, do séc.
XVIII.
Quanto ao conjunto de imagens sacras, temos: uma imagem de Santo Inácio de Loiola, feita em madeira, no séc.
XVII; uma de São Francisco Xavier, em madeira, da primeira metade do séc.
XVII; N.
Sra.
da Conceição, peça em madeira, com olhos de vidro e coroa em prata, do séc.
XVIII; N.
Sra.
do Rosário, em madeira, olhos de vidro, coroa de prata e resplendor no menino Jesus, do séc.
XVIII; N.
Sra.
da Assunção, em madeira, também possuindo olhos de vidro, coroa de prata, do séc.
XVIII; Cristo crucificado, em marfim, séc.
XVIII; cruxifixo em madeira, de época indeterminada.
***** Descrição Posterior - 25/06/2001 ******** A partir de 1549 os jesuítas chegam ao Brasil e espalham os aldeamentos em todo território.
No Espírito Santo, iniciaram suas atividades missionárias em 1551, a partir da então Vila de Vitória.
O aldeamento de Reritiba foi fundado em 1587 pelo Padre José de Anchieta.
Após a expulsão dos jesuítas em 1759 o aldeamento passou a se chamar Vila Benevente, hoje cidade de Anchieta.
De janeiro de 1994 a junho de 1997, a Igreja de Nossa Senhora de Assunção foi restaurada quando foram recuperados paredes, pisos..
Enquanto obra arquitetônica, o Santuário Nacional de Anchieta é uma construção jesuítica do Brasil Colônia.
Foi erguido entre meados do século 15 e início do século 16..
.
Constitui-se das seguintes partes: a igreja mais a residência em forma de quadra e uma praça fronteiriça ao conjunto arquitetônico, atualmente conhecida como Praça do Santuário.
Tem sua fachada principal voltada para o mar.
A residência, edificada ao lado da igreja, localiza-se ao sul da quadra.
Neste conjunto, hoje, funcionam o Museu Padre Anchieta pertencente à Sociedade Nacional de Instrução - instituição educacional filantrópica dirigida pelos jesuítas - e a Sede da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, confiada aos jesuítas pela Mitra Arquidiocesana de Vitória..
.
O Conjunto Jesuítico de Anchieta destaca-se pela importância que teve no processo de inculturação religiosa dos índios puris e tupiniquins, conduzido pela Companhia de Jesus no tempo da Colônia, modelo considerado pioneiro no Brasil; mas também por ter sido o lugar escolhido pelo sacerdote José de Anchieta para viver os últimos anos de sua vida..
.
Após a expulsão dos jesuítas, em 1759, a Coroa portuguesa elevou a aldeia de Reritiba à condição de Vila de Benevente e confiscou os bens da Companhia de Jesus.
A igreja, elevada à categoria de Matriz Paroquial, passou a exibir, já a partir de 1797, uma nova feição, com demolição da sacristia que estava edificada ao lado da Capela-mor, para a construção da sacristia atual, bem maior e mais ampla.
Em 1804, a residência, composta por três alas que se fechavam com a igreja em torno do pátio interno, teve a maioria de seus cômodos ocupados.
Abrigava, simultaneamente, a Casa de Câmara da Vila de Benevente e a Cadeia Pública, além de servir como moradia para o vigário e o juiz..
.
Outras partes das alas, mais especificamente da sul e da oeste, ficaram abandonadas, arruinando-se com o tempo.
A partir da segunda metade do século 19, o pátio interno da residência começou a ser usado como cemitério da cidade, bem como suas áreas arruinadas..
Em 1928, o bispo Dom Helvécio, comprou a residência da Prefeitura e a devolveu aos jesuítas, que passaram a residir aí para retomar a missão apostólica da região..
.
Em 1943, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, reconhecendo a relevante importância deste monumento para a Memória Nacional, promoveu seu tombamento..
.
Em 1994, teve início o Programa de Restauração do Conjunto Jesuítico de Anchieta, com o objetivo de promover a conservação do monumento e resgatar as características marcantes da construção original.
Das descobertas mais importantes destacam-se os escombros da sacristia primitiva, ao lado da Capela-mor.
O limite da residência mais antiga foi identificado, possibilitando a constatação de que a residência fora construída em etapas: uma ampliação da residência havia sido feita pelos jesuítas na sua primeira fase de atuação no Brasil, cumprindo o plano orientado por Roma que era o da forma de um quadrado..
.
A pesquisa nas paredes da igreja revelou as feições primitivas da construção jesuítica dos séculos 16 e 17, o que possibilitou o resgate de sua arquitetura original.
Na fachada principal, aspectos e detalhes construtivos, como antigas janelas que haviam sido fechadas em decorrência de obras de modernização, puderam ser reconstituídos..
Também foram removidos ornamentos como um óculo, cunhais, socos, cimalhas e outros elementos decorativos que não faziam partes da construção primitiva.
Tais elementos haviam sido introduzidos no século 19, com o objetivo de adaptarem o monumento a novos valores estéticos de então..
.
No interior da igreja, foi retirado da Capela-mor o retábulo que, por mais de cem anos, cobria toda a sua parede do fundo, na qual se encontrava uma belíssima pintura do século 17, hoje exposta à apreciação do público visitante.
Foram removidos ainda dois altares, datados do século 20, que estavam nas paredes laterais, próximos da parede do arco-cruzeiro, cuja madeira encontrava-se totalmente danificada pela ação do cupim.
A remoção destes altares revelou vestígios de duas seteiras da construção primitiva que foram totalmente recuperadas, devolvendo à igreja mais luminosidade, ventilação e as características originais de sua arquitetura..
.
CELA.
.
Nome que se dá ao cômodo de moradia severo e simples de um religioso.
A cela do Pe.
Anchieta era o lugar para onde ele se retirava, isolando-se de todos para rezar, escrever e dormir.
Nesta cela, o Pe.
Anchieta hospedou-se muitas vezes em suas passagens pela localidade.
Nela, recuperava-se dos desgastes físicos causados pelas longas viagens que fazia sempre a pé, a fim de preparar e fortalecer as comunidades indígenas.
Nela, ele faleceu no dia 9 de junho de 1597..
.
Hoje, a cela abriga um pedaço do osso da tíbia do beato José de Anchieta, que pertencia, desde o ano de 1759, ao governo do Espírito Santo.
A relíquia foi devolvida em 1888 aos jesuítas, que a levaram para Nova Friburgo, RJ.
Voltando a residir em Anchieta, os jesuítas trouxeram de volta, em 1944, a relíquia do Beato, cuja proteção ainda hoje invocam, para dar continuidade à obra missionária daquele que foi considerado “O Apóstolo do Brasil”..
.
.
O QUE O VISITANTE PODE VER NO MUSEU.
.
Em 1965, criou-se o Museu Padre Anchieta para preservar imagens e objetos litúrgicos da igreja que estavam fora de uso.
A estas peças de Arte Sacra outros objetos referidos à história do Conjunto Jesuítico e da Paróquia de Anchieta foram se juntando para formar o seu acervo.
Até 1997, o Museu funcionou na sala que está ao lado da atual Sacristia, abaixo da dita Cela do Beato José de Anchieta.
As escavações do atual pátio interno da residência, que deixaram à vista os escombros da parte da residência destruída no século 19, também contribuíram para que o Museu Padre Anchieta fosse transferido para o andar térreo da Residência dos Jesuítas, a fim de agregar à sua temática os vestígios arqueológicos deste monumento e de seu entorno..
.
ACERVO.
.
Peças de várias épocas estão reunidas no acervo de Arte Sacra que se encontra na primeira sala do Museu.
A sala 2 refere-se à arqueologia tanto do Santuário quanto do pátio interno da Residência dos Jesuítas, onde foram enterrados restos mortais dos habitantes da Vila de Benevente, na segunda metade do século 19.
Na sala 3, denominada Sala Padre Anchieta, encontra-se o material referente ao Beato: sua história, suas obras, sua personalidade, bem como documentos do seu processo de canonização.
Completam a exposição, na varanda do claustro, algumas peças avulsas que pertenceram ao Santuário..
.
Fragmentos de madeira entalhada e pintada encontrados em um dos altares laterais que foram removidos da Igreja.
Estavam voltados para a parede, servindo de estrutura ao retábulo do mesmo.
Trata-se de uma reutilização de peças de madeira de um outro altar do século 18.
Os altares laterais - montados no século 19 - foram retirados .
e recuperados..


Established in the recent years santurio nacional de so jos de anchieta anchieta es brazil in anchieta , espirito-santo in brazil.


This is a well known establihment acts as one-stop destination servicing customers both local and from other of the city.

Over the course of its journey , this business has establihed a firm hold in the [category].

The belief that customer satisfaction is an important as it products and services , have helped this establihment garner a vast base of customers and continue to grow day by day

Foods is provided with high quality and are pretty much the highlight in all the events in our lives.

Sweets and food are the ideal combination for any foodies to try and this santurio nacional de so jos de anchieta anchieta es brazil is famous for the same.

This has helped them build up a loyal customer base.

They have started a long journey and ever since they have ensure the customer base remains the same and growing month on month.

As they are located in favourable location , becomes the most wanted space for the tourist.

For any kind and assistance , it is better to contact them directly during their business hours.

Premises has a wide parking area and need to avail special permissions for parking.

Pets inside the premises are not allowed and require additional permission.

Cashless payments are available and extra charges for the credit cards are levid.

They are listed in many of the food delivery networks for home delivery with appropriate charges.

They accept cards , cash and other modes of payments

Tips are not actually encouraged but customers are willing to offer any benefit as needed.

There you can find the answers of the questions asked by some of our users about this property.

This business employs inviduals that are dedicated towards their respective roles and put in a lot of effort to achieve the common vision and goals.

It is a effortless task in communiting to this establishment as there are various modes available to reach this location.

The establishment has flexible working timings for the employees and has good hygene maintained at all times.

They support bulk and party orders to support customers of all needs.