6 livrarias físicas de Salvador que ainda estão de pé e merecem a sua atenção correio24horas.com.br - get the latest breaking news, showbiz & celebrity photos, sport news & rumours, viral videos and top stories from correio24horas.com.br Daily Mail and Mail on Sunday newspapers.
O Uruguai desafia o Mercosul
PorGazeta do Povo
Carregando.
Ouça este conteúdo
O governo uruguaio está disposto a não deixar que o protecionismo de alguns membros do Mercosul atrapalhe as perspectivas de inserção comercial do país, o menor dos integrantes do bloco, mas o que apresenta maior liberdade econômica. Na reunião do Conselho do Mercado Comum (CMC) realizada por teleconferência na quarta-feira, dia 7, o Uruguai anunciou que passará a negociar acordos comerciais isoladamente. Não se trata nem mesmo de buscar a anuência dos demais membros; os uruguaios simplesmente comunicaram que passarão a agir desta maneira, gostem ou não os demais parceiros.
compartilhe
O anúncio do Uruguai de que vai negociar acordos comerciais por fora do Mercosul coloca o bloco em situação delicada, admitiu nesta quarta-feira (7) o vice-ministro de Relações Econômicas e Integração do Paraguai, Raúl Cano. É uma situação delicada para o Mercosul. É uma decisão intempestiva e inoportuna, como foi dito na reunião de chanceleres desta quarta-feira , afirmou o vice-ministro.
O porta-voz paraguaio disse que as decisões dos órgãos do Mercosul são tomadas por consenso e com a presença de todos os Estados partes , após relembrar o artigo 37 do Tratado de Assunção, que deu forma ao bloco.
00:00
07/07/2021 22h21
Montevidéu, 8 Jul 2021 (AFP) - O Uruguai comunicou nesta quarta-feira a seus parceiros no Mercosul que começará a buscar acordos comerciais com outros países, o que, até o momento, requeria um consenso entre os membros. A decisão sacode o bloco, antes da reunião de cúpula presidencial de amanhã. Ao mesmo tempo que reivindicou seu pertencimento ao Mercosul, o Uruguai comunicou que começará a conversar com outros países para negociar acordos comerciais fora da região , informou o Ministério das Relações Exteriores uruguaio, após a reunião ordinária do Conselho do Mercado Comum do bloco.